A educação infantil tem um papel importante na formação do indivíduo, pois,
neste momento, as crianças iniciam um processo de descobertas de si, do outro
e do mundo que os cerca. Neste ínterim, além destas descobertas todas as outras
áreas do desenvolvimento estão passando por um processo de ativação, que se
perfaz pelo desenvolvimento motor e da linguagem.
A criança é um sujeito integral e seu desenvolvimento constrói-se pela interação
sistemática das atividades capitaneadas por si próprias, por meio de um complexo
processo indutivo-cognitivo. Portanto, é exigido dos profissionais da Educação
Infantil, um trabalho intencional, o qual articula ações de cuidado e de exposições
das áreas de conhecimento para benefício do desenvolvimento infantil.
Assim sendo, nossa função educativa nos obriga a conhecê-las e estudá-las, pensando
cada vez mais, nas intervenções que podemos fazer, nas interações e mediações que
devemos desenvolver e nas experiências que oferecemos.
Nosso currículo é orientado/conduzido por contar histórias, realizar apresentações
artísticas, incentivar o raciocínio lógico, a psicomotricidade, a música, os jogos,
bem como, promover atividades que envolvam os ambientes da brinquedoteca, da biblioteca
e do playground. Esse processo permite que a criança construa aprendizagens significativas.
Dessa forma, o Literato tem contribuído no desenvolvimento integral do aluno preocupando-se
com um trabalho eficiente nos âmbitos físicos, psicológicos e social complementando a ação
da família e da comunidade.
Buscamos ampliar as relações sociais, ensinando a criança a articular seus interesses e ponto de vista com os demais além de estabelecer vínculos afetivos, fortalecendo sua comunicação e interação social.
Utilizamos as diferentes linguagens (corporal, música, artes visuais, oral e escrita) ajustadas às diferentes situações de comunicação, enriquecendo assim, sua capacidade expressiva.
Incentivamos a observação e exploração do ambiente com atitude de curiosidade, fazendo a criança perceber que é um agente transformador do meio ambiente e contribuindo para sua conservação.
O processo de alfabetização e letramento é contínuo por isso focamos na aprendizagem significativa, na qual os alunos estejam bastante envolvidos no ensinar e aprender.
Brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia de uma criança. Esse projeto permite que a criança aprenda a se expressar corporalmente, dramatizar, interpretar e conhecer a si mesma e ao outro por meio da brincadeira.
O projeto Educação Financeira visa contribuir para o crescimento do empoderamento financeiro na comunidade escolar por meio da mudança de comportamento, envolvendo o corpo docente, discente e famílias no desenvolvimento de atitudes conscientes rumo à sustentabilidade financeira para a realização dos seus sonhos.
Tem como objetivo trabalhar o reconhecimento e a valorização do espaço escolar, seus elementos e suas regras de convivência, além da identificação das singularidades das pessoas com as quais a criança convive diariamente.
O respeito à valorização da arte deve ser adquirido desde a Educação Infantil. Esse projeto propõe a leitura de obras de arte a partir de observação, narração e descrição, bem como o incentivo à produção e à apreciação artística.
Esse projeto oferece atividades que ampliam o conhecimento da criança sobre o mundo contemporâneo e suas tecnologias. São trabalhados conceitos básicos para o dia a dia, como a importância da comunicação e da integração entre as pessoas.
Esse projeto contém atividades que buscam desenvolver na criança noções de reconhecimento de sua identidade e organização de seu grupo familiar, bem como o respeito aos costumes e as características próprias de cada família.
A nossa proposta curricular da Educação Infantil está fundamentada no Referencial Curricular Nacional - documento elaborado pelo Ministérioda Educação e do Desporto em atendimento às determinações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (lei 9.394/96).